Decisão

5 etapas para um Planejamento Estratégico de alta eficiência

Introdução

Caso você possua um negócio, é provável que já tenha percebido que o planejamento é uma atividade essencial para o funcionamento da empresa diariamente. Grande parte dos donos de empresa e gestores sabem da importância de um planejamento estratégico, porém não sabem por onde começar e como organizar suas ideias na prática.
Portanto, o objetivo deste artigo será funcionar como um guia para ajudá-lo na estruturação de um planejamento estratégico para seu negócio.

O que é um planejamento estratégico?

É todo o processo de criação e execução de estratégias para atingir metas dentro de uma organização. Desde a definição de metas, até a tomada de decisão, mobilização e ação efetiva para alcançar recomendações focadas no sucesso do negócio.
O planejamento estratégico deve ser aplicado em qualquer tipo de empresa. Afinal, todas elas buscam crescimento e atingir seus objetivos, por isso é importante a elaboração de um plano de ação que seja coerente com a realidade vivida.
Vale ressaltar que o planejamento precisa ser um processo que englobe todas as equipes e níveis hierárquicos do negócio, uma vez que todos devem estar comprometidos com o mesmo propósito.

As 5 etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação

Veja as etapas do planejamento estratégico e saiba como implementá-lo em sua empresa.

  • Missão, Visão e Valores

Missão, visão e valores são recursos poderosos para empreendedores diferenciarem seus negócios, atrair funcionários engajados e que se orgulharem de seu trabalho. Eles definem a identidade e o posicionamento da organização, além de servir de base para a construção de um planejamento estratégico eficaz. 

Missão: por que a empresa existe 

Visão: onde a empresa quer chegar 

Valores: princípios que regem a empresa

  • Análise SWOT

SWOT (ou FOFA) determina as forças (strength), as fraquezas (weakness), as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats) da organização. A função da dessa ferramenta é avaliar os ambientes internos e externos do negócio e encontrar caminhos para que ele cresça no mercado.

Em relação ao ambiente interno, a análise SWOT identifica as forças e as fraquezas. Eles podem ser aprimorados ou reduzidos por meio dos recursos da própria empresa. E em relação ao ambiente externo, a SWOT considera quais podem ser as ameaças e as oportunidades de crescimento da empresa.

Forças: no que a empresa realmente é boa

Fraquezas: o que atrapalha o desenvolvimento do negócio

Oportunidades: influências positivas que impactam positivamente

Ameaças: eventos com influência negativa

  • Desenvolvimento de metas

O terceiro passo é o desenvolvimento de metas que tenham como base a Análise SWOT, ou seja, metas que estejam de acordo com a realidade da empresa e que agreguem valor para ela no mercado. Uma dica para essa etapa é a elaboração de objetivos com o padrão SMART.

O padrão SMAT define metas que sejam específicas (specific), mensuráveis (measurable), alcançáveis (achievable), relevantes (relevant) e com um prazo determinado (time-based).

  • Determinação de um plano de ação

A partir das metas traçadas no passo anterior, é necessário a determinação de um plano de ação que as tenha como base. Sendo assim, aqui é especificado a função de cada funcionário e dos recursos que serão essenciais para o desenvolvimento dos objetivos.

  • Monitoramento dos resultados

O último passo para desenvolver um planejamento estratégico de alta eficiência é responsável por monitorar os resultados que a empresa alcançou com as metas estabelecidas. Por isso, é essencial que cada objetivo seja acompanhado de um indicador para acompanhar se eles estão gerando efeitos positivos ou negativos. Caso obtenha-se resultados negativos, é preciso a reavaliação das metas traçadas.

Conclusão

Agora que você já conhece os cinco passos para estruturação de um planejamento estratégico, poderá aplicá-los na sua empresa e obter um planejamento eficiente. 

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Autor(a): Beatriz Ximenes.

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